Ab imo pectore.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

TEMPO FUGAZ*



A marcha rigorosa do tempo chega a impressionar pela rapidez como acontece, haja vista sua cadência inalterável, de compasso absolutamente regular, a registar as coisas com tudo já delineado, como lima a operar sem fazer ruído.

Esta reflexão tenciona evocar os dois anos de passamento do Professor Ícaro de Sousa Moreira (17.04.2008), na plena maturescência produtiva, aos 55 anos, no exercício de dez meses como reitor da Universidade Federal do Ceará.

Qual em uma quadra kubitsckeana – fazendo remissão aos “50 anos em cinco” do Presidente Juscelino – os pouco mais de 300 dias de administração do décimo segundo reitor da UFC foram munificentes em realizações, pródigos na efervescência institucional, com o início e desenvolvimento de arrojados projetos, ainda hoje em franco decurso, cujos objetivos bem meditados lhes asseveram o êxito planejado.

A interiorização-“litoralização” da UFC, envolvendo o tripé da atividade acadêmica em Sobral, no Cariri (criação e expansão) e Quixadá, por exemplo, demonstra cabalmente a firmeza de propósitos da sua administração – bem assim, em tese, de administrações anteriores – na determinação com que abraçou a efetividade de tão ousados projetos universitários.

Assim o são, também, outros da mais alçada significação, como a conquista , sob seu reitorado, da elevação do conceito de 12 cursos de pós-graduação, a transformação do Instituto de Cultura e Arte – ICA em unidade acadêmica e tantos outros cujo cômputo não é cabível aqui declinar.

O mais relevante é o fato de ter sido ele exemplo de intrepidez responsável, valentia reverente e ousadia indômita, nas 15 horas ou mais dedicadas à Instituição, e, em cascata, emulando seus assessores e todo o conjunto de recursos humanos a agilitar o ritmo do seu trabalho para se compadecer à sequência expedita de sua maneira de operar.

Assim, agora sob a regência do seu então vice-reitor, Prof.Professor Jesualdo Farias – o qual a consulta acadêmica, em momento de lucidez, escolheu para o mandato de quatro anos – o compasso laboral é semelhante e o “élan” funcional apresenta-se em elevação, de sorte que os resultados – também de programas feridos a ”posteriori” a sua passagem pela dimensão terrena – são exibíveis em documentos, nos “media” e na própria visão pública das obras executadas em visível e desembaraçada realização.

Sob o balanço deste singular momento por que transita nossa Universidade, de crença institucional e trabalho efetivo em programas que transpõem até a expectativa de normalidade da Academia, a Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura acompanha suas fundas pegadas, quando se desincumbe -- avessa aos malefícios do tempo e simpática aos dividendos que este nos deu como herança -- sua tarefa de apoiar a UFC nos seus subidos propósitos, oferecendo equipamentos tecnológicos e humanos , com inteligência, responsabilidade e determinação, com vistas ao engrandecimento e perpetuidade do nosso labor conjunto.

Não nos incomodemos com o tempo. Aproveitemo-lo, porque, como sugere Quevedo y Villegas, não se veem as pegadas do dia, pois este só volta a cabeça para se rir dos que o deixam passar ...

(GUIMARÃES, F.A. Palavra do Presidente, in FCPCmídia, n.2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pitacos